Início do Projeto Conectividade recebe avaliação positiva em MT
Autor: Assessoria
Fonte: Assessoria
Publicado em: 03 de Outubro de 2022 (Atualizado há 4 meses atrás)
Data: 03 de Outubro de 2022
Autor: Assessoria
Fonte: Assessoria
A primeira fase do projeto Conectividade iniciada em 29 de setembro, em Cuiabá teve repercussão positiva entre organizadores e adolescentes participantes, que já fazem parte dos NUCAS, nos municípios de Mato Grosso e do Selo UNICEF. De acordo com a coordenadora do projeto Conectividade, Letícia Arruda Monteiro Albuquerque, que também é Assistente Social da APDM, as próximas atividades devem ser feitas nas cidades pólos e também por ações interativas online na Internet. Além da divulgação das redes sociais e sites específicos para trabalhos dos temas que vão ampliar os direitos dos adolescentes.
Julia Victoria de 15 anos é integrante do NUCA em Cuiabá e foi contemplada com um dos celulares. “Essa é uma oportunidade para que nós jovens busquemos nossos direitos, compartilhando informações e participando das atividades”, avaliou Julia.
O evento contou com adolescentes de Nossa Senhora do Livramento, Acorizal, Santo Antônio de Leverger, Rosário Oeste, Poconé, Nova Brasilandia, e Cuiabá.
A responsável pelo projeto Selo UNICEF, na Amazônia legal brasileira, Ida Pietrovyscki, o projeto vai além da sala de aula. “O objetivo é que os adolescentes entendam seus espaços na sociedade, além de uma troca de conhecimento e troca de demandas especificas da vida de cada um que vai gerar expectativas de uma vida positiva”, afirmou Ida.
O projeto Conectividade desenvolvido em três estados brasileiros tem apresentado resultado positivo, na inserção dos adolescentes, na sociedade como, a retomada dos estudos escolares.
Por meio do projeto, os adolescentes observam a importância das suas funções e responsabilidades ampliando sua participação social em suas comunidades.
Participantes
O projeto Conectividade terá atividades direcionadas para adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos residentes nas cidades que aderiram ao Selo UNICEF, e que possuem o NUCA. Além das atividades dirigidas para os 16 adolescente de cada Núcleo, o mobilizador juntamente com o Gestor Municipal deve indicar dois adolescentes para receber o Celular, que atendam os critérios estabelecidos no edital 001/2022 da APDM.
Os adolescentes selecionados receberam o kit conectividade composto de um smartphone, caneta, bloco de anotações, cartão pré-pago para uso da internet por seis meses, uma mochila do tipo saco, um frasco de 500 ml álcool em gel 70% e a cartilha QuemTaOn em apoio às suas atividades.
#conectividadeSelo
#selounicef
#nucamt
#apdm
#amm
A abertura do projeto aconteceu no Auditório Licínio Monteiro da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e atividades na AMM, com os adolescentes dos NUCAS, que se envolveram nas rodas dinâmicas aplicadas, durante os debates dos temas sociais.
O projeto é desenvolvido numa parceria da APDM-MT e UNICEF. O mobilizador de adolescentes em Cuiabá, Juarez França avaliou a iniciativa como positiva por entender que por meio do NUCA, os adolescentes estão nas redes sociais e plataformas que a Unicef disponibiliza, desenvolvendo ações que englobam questões relevantes aos jovens nas discussões de interesses sociais.
“Além da escola, precisamos participar para melhorar a sociedade e ajudar outros jovens”, disse Giovana Emanuele Santos Ferreira, que aluna da rede municipal de ensino na capital.