Seção de atalhos e links de acessibilidade

Escola de Formação Municipalista dá início às capacitações com Curso de Elaboração de Projetos

DIA HISTÓRICO

Autor: Ana Paula dos Santos

Fonte: Assessoria da APDM/MT


Publicado em: 13 de Dezembro de 2021 (Atualizado há 1 mês atrás)


Data: 13 de Dezembro de 2021

Autor: Ana Paula dos Santos

Fonte: Assessoria da APDM/MT


Legenda: Presidente da APDM, Scheila Pedroso, no primeiro curso da Escola de Formação Municipalista
Autor da Foto: Ana Paula dos Santos

Na manhã desta segunda-feira (13), a Escola de Formação Municipalista de Mato Grosso iniciou suas atividades com a realização do curso de Elaboração de Projetos, assunto que atraiu técnicos e gestores dos mais diversos municípios de Mato Grosso.

A assistente social do município de Sinop, Vera Amaral, classificou o curso como enriquecedor. “Eu sou gestora de convênios na Assistência Social no meu município. Tenho bastante experiência com elaboração de projetos e ainda assim achei o curso enriquecedor! É um tema muito importante e que agrega a todos os setores, não apenas a Assistência Social”, afirmou.

A Escola de Formação Municipalista foi criada pela Associação Para Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso (APDM/MT), com o objetivo de capacitar os municípios e tornar a gestão pública mais célere e eficaz. A inauguração da Escola foi realizada em setembro deste ano em um evento que contou com a presença da Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves. A presidente da APDM/MT, Scheila Pedroso, explicou que a Escola já possui o apoio deste Ministério e agora busca mais parcerias com o Governo Federal, a fim de intensificar as capacitações oferecidas pela Associação.

“Como gestora eu também vi essa necessidade de capacitar os servidores e oferecer serviços melhores para a população. E pela APDM eu consegui tirar esse projeto do papel e  levar mais qualidade para o meu município, assim como para todo o estado. Ver a Escola tomar forma e realizar esse primeiro curso, me mostra que estamos no caminho certo, e vamos continuar buscando parcerias e oferecendo mais cursos e capacitações para Mato Grosso”, destaca Scheila Pedroso.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, ressaltou a importância do curso de elaboração de projetos sociais. Segundo ele, as gestões municipais necessitam das capacitações para as equipes que executam as políticas públicas em diferentes áreas. “É essencial que os profissionais adquiram cada vez mais o conhecimento sobre as normas para elaborar os projetos, que vão resultar na qualidade de atendimento à população que vive nos municípios”, disse ele, destacando a necessidade de participação dos representantes das secretarias que desenvolvem os projetos.

O primeiro curso da Escola de Formação Municipalista terá duração de três dias, sendo o primeiro voltado para Elaboração de Projetos, com a contadora e consultora da APDM, Fátima Dragoni, e os dois últimos dias voltados para o Sistema SIGCON, com o servidor da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Carlos Fontanelle.