Seção de atalhos e links de acessibilidade

Em seu segundo dia de curso, APDM aborda Sistema de Gerenciamento de Convênios

ESCOLA DE FORMAÇÃO

Autor: Ana Paula dos Santos

Fonte: Assessoria da APDM


Publicado em: 14 de Dezembro de 2021 (Atualizado há 3 anos atrás)


Data: 14 de Dezembro de 2021

Autor: Ana Paula dos Santos

Fonte: Assessoria da APDM


Legenda: Turma do Curso Sistema Sigcon
Autor da Foto: Ana Paula dos Santos

O Sistema de Gerenciamento de Convênios do Governo do Estado (Sigcon), foi destaque durante o curso ministrado pelo servidor Estadual, Carlos Fontanelle, nesta terça-feira (14). O curso tem duração de dois dias, e está sendo promovido pela Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios (APDM), por meio da Escola de Formação Municipalista de Mato Grosso (EFMMT).

As atividades da Escola de Formação tiveram início na última segunda-feira (13), e trouxeram para os primeiros alunos o tema Elaboração de Projetos. O palestrante Carlos Fontanelle explicou que a APDM escolheu oferecer inicialmente o Curso de Elaboração de Projetos e em seguida o de Sistema de Gerenciamento de Convênios, pois são assuntos que estão diretamente interligados, e a execução de um depende do bom desempenho do outro. 

“Se um projeto não for bem elaborado, nenhum município conseguirá fazer a prestação de contas, porque a base de tudo é justamente a elaboração. Eu só consigo prestar contas adequadamente se eu fizer um bom projeto, e um bom projeto precisa constar a forma como eu quero desenvolver, o objetivo que eu quero alcançar e o público que eu quero atender. A partir do momento que eu delimito esses pontos eu posso chegar além. Queremos que os municípios recebam os recursos, executem adequadamente e que possam reverter a aplicação financeira para a melhoria do próprio projeto”, explicou Fontanelle, servidor da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.

Para a aluna do curso, Maria Auxiliadora da Silva Garção, os assuntos abordados desde o primeiro dia de capacitação são fundamentais para auxiliar os municípios. “Tanto a fala da Fátima como a do Carlos Alberto, foi de uma importância ímpar na nossa atuação dentro da gestão municipal. Para quem está trabalhando no setor de convênios é muito importante, pois vai contribuir tanto no momento da elaboração dos projetos quanto na orientação às outras Secretarias e na prestação de contas. Isso faz com que estejamos alinhados em todas as etapas. Por isso, nós só temos que parabenizar a organização e a equipe da APDM”, agradeceu Maria Auxiliadora, que faz parte do setor de Convênios da Prefeitura de Barra do Garças.

Nessa primeira turma da Escola de Formação, 50 alunos estão participando dos cursos que serão concluídos na quarta-feira (16). Devido a alta demanda dos municípios, será realizado no próximo ano um novo curso com as mesmas abordagens. “Esse curso marcou o início das nossas atividades. Mas como recebemos muitos pedidos e em menos de dois dias as vagas se esgotaram, decidimos abrir uma nova turma para o ano que vem. Tenho certeza que conseguiremos trazer conteúdos ainda mais completos”, afirmou a presidente da APDM, Scheila Pedroso.