Seção de atalhos e links de acessibilidade

Associação Para Desenvolvimento Social dos Municípios se destaca nacionalmente durante Marcha a Brasília

REFERÊNCIA NACIONAL

Autor: Ana Paula dos Santos

Fonte: Assessoria da APDM


Publicado em: 24 de Maio de 2024 (Atualizado há 2 meses atrás)


Data: 24 de Maio de 2024

Autor: Ana Paula dos Santos

Fonte: Assessoria da APDM


Autor da Foto: Ana Paula dos Santos

Durante a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que aconteceu do dia 20 ao dia 23 de maio, a Associação Para o Desenvolvimento Social dos Municípios (APDM) teve seu trabalho reconhecido a nível nacional, colocando o estado de Mato Grosso em evidência. A presidente da Associação, Scheila Pedroso, foi uma das palestrantes do Encontro de Primeiras-damas que ocorreu durante a Marcha, onde apresentou as ações desenvolvidas pela APDM e ressaltou a importância da entidade para os municípios.

Um dos grandes destaques das ações da APDM foi a campanha de destinação do Imposto de Renda, que teve um aumento significativo na arrecadação dos municípios. De acordo com dados da Receita Federal, a arrecadação dos fundos municipais da Infância e Adolescência e dos Direitos do Idoso aumentou de 3,4 milhões em 2020 para 16,9 milhões em 2023, sendo que a campanha de 2024 está em andamento. Devido ao trabalho da APDM, Mato Grosso se destaca como o estado que mais arrecada no país, devido ao tamanho e número de municípios.

O convite para participar do evento foi feito pela fundadora e presidente do Movimento Mulheres Municipalistas, ao qual a APDM faz parte e busca incluir as mulheres e fortalecer a presença feminina nas pautas dos municípios. Desta forma, o MMM criou uma programação voltada às lutas das mulheres na política e levou o debate para dentro da Marcha. "Para nós, mulheres, é muito difícil chegar às esferas de poder, mas isso não é porque a gente não quer, e a Confederação Nacional dos Municípios e o Movimento Mulheres Municipalistas não se conformam com essa questão e lutam para mudar essa realidade. Tanto é que há sete anos a gente fundou o movimento Mulheres Municipalistas justamente para mostrar para as mulheres um caminho. Não é fácil, mas nós vamos conseguir chegar lá", destacou a fundadora e presidente do MMM, Tania Ziulkosk.

A presidente Scheila Pedroso expressou seu orgulho com o trabalho realizado pela Associação, ressaltando a importância dessas ações para o desenvolvimento e o bem-estar das comunidades municipais. "É gratificante ver o impacto positivo que estamos causando nos municípios de Mato Grosso. Continuaremos trabalhando incansavelmente para promover o desenvolvimento social e melhorar a qualidade de vida de nossos cidadãos", afirmou Scheila com entusiasmo.

O encontro mediado pela fundadora da Confederação Nacional de Municípios, Dalva Christofoletti, também contou com a apresentação da primeira-dama de Cascavel-PR e presidente da Associação Nacional de Primeiras-damas, Fabíola Paranhos, da primeira-dama de Monte Azul Paulista-SP e 4ª vice-presidente da Associação das Primeiras-damas do Estado de São Paulo, Patrícia Zeitoum, e da primeira-dama de Santana do Seridó-RN e secretária Municipal de Trabalho, Assistência Social e Habitação, Solange Regina.

primeirasdamas
cnm