APDM fortalece Campanha contra o tráfico de pessoas
Publicado em: 31 de Julho de 2024 (Atualizado há 1 mês atrás)
Data: 31 de Julho de 2024
A Associação Para Desenvolvimento Social dos Municípios esteve presente e atuante na blitz educativa realizada em Cuiabá na última terça-feira (30). A ação, encabeçada pelo Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de Mato Grosso (Cetrap) e pelo o Núcleo Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Netrap), vinculados a Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) foi realizada em alusão ao Dia Mundial e Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
Como parte da 10ª Semana Nacional de Mobilização de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, que acontece de 29 de julho a 2 de agosto, a ação teve como objetivo conscientizar a população da capital sobre as diversas formas de exploração que ocorrem nesse crime.
“A APDM é parceira da causa, trabalhando junto com todas as entidades na prevenção e combate a esse crime cruel e que fere a dignidade humana. Aqui no nosso país, esse crime é praticado com as mais diversas finalidades, como a exploração sexual, adoção ilegal de crianças, remoção de órgãos, trabalho escravo, e até mesmo o casamento forçado”, destacou a presidente da APDM em vídeo convidando os gestores e primeiras-damas a abraçarem a campanha.
O secretário adjunto de Segurança Pública, coronel PM Herverton Mourret, pontuou durante a ação que as mulheres são maioria entre as vítimas desse crime. “As mulheres são frequentemente enganadas por falsas ofertas de emprego com boa remuneração em outras localidades, e acabam se tornando vítimas de exploração sexual. Por isso, ações de conscientização ajudam a prevenir e combater o tráfico de pessoas", afirmou.
O tráfico de pessoas pode ser denunciado através do Disque 100 ou 180. Além do entendimento em relação a esses crimes, é necessário que a população contribua denunciando para que as vítimas sejam resgatadas e acolhidas.