Seção de atalhos e links de acessibilidade

Nossa História

Breve histórico da apdm

A APDM-MT foi criada em 1990 com a finalidade de defender os interesses comuns das Primeiras Damas, denominada na época de Associação Para Primeiras Damas dos Municípios do Estado de Mato Grosso.

Não há registros escritos que demonstrem as ações da APDM da data da sua criação até 1996, o que não possibilita mencionar as ações neste período.

Em 1997/1998 a Associação foi presidida pela presidente Iraci França primeira dama de Cuiabá na época, de 1998/2000 teve como presidente a primeira dama de Poconé Ornella, segundos registros, em ambos os períodos a Associação começou a dar os primeiros passos no engajamento com as questões referentes aos serviços da Assistência Social, promovendo reuniões e encontros dos Pólos Mato-grossenses com o apoio da antiga PROSOL-Fundação de Promoção Social de Mato Grosso.

Em 2001, A APDM tem como presidente a Primeira Dama de Rondonópolis Ana Carla Muniz, onde a diretoria eleita pertencia a grupos políticos diversos, formando uma gestão multipartidária. Nessa Gestão inicia-se uma nova fase na APDM, começando a traçar um planejamento sistemático que conseguiu trazer as Primeiras Damas e Gestores Sociais à debates relevantes a atualidade, com objetivo de qualificá-las , motivá-las e incentivá-las para o exercício da Gestão de Assistência Social em seus municípios.

A Associação desde essa época ficou conhecida no Estado como entidade atuante na defesa das questões sociais, com atuação política, técnica e operacional efetiva, quebrando paradigma de uma associação de aglomeração de interesses “meramente femininos”, conquistando espaço e credibilidade. Vale ressaltar que a Associação enquanto entidade defensora da Assistência Social representa de forma abrangente os Gestores Sociais dos Municípios de Mato Grosso.

Em suma, a Associação atua no fortalecimento e defesa dos municípios e da Política de Assistência Social, contribuindo para a construção de um paradigma de Gestão Social nos municípios e incentivando a participação política dos Gestores Sociais e / ou Primeiras Damas nomeadas secretárias da pasta Social.

Em 2008 houve a primeira alteração estatutária, onde da abertura da Associação, as ações foram voltadas às políticas públicas de assistência social e fica a partir deste ano alterada para Associação de Desenvolvimento dos Municípios do Estado de Mato Grosso, também designada pela sigla APDM-MT e utilizando como nome fantasia Associação das Primeiras Damas dos Municípios do Estado Mato Grosso.

Logo após a essa alteração estatutária começaram a trabalhar de forma sistemática, buscando orientar, capacitar e qualificar os serviços nas secretarias de ação social dos Municípios através de um plano de trabalho feito elaborado devido às demandas surgidas na época. Assim começou a ocorrer às primeiras Capacitações in Loco para Técnicas Sociais e equipe das Secretarias Municipais de Assistência Social, interiorizando assim as ações da APDM em mais de 50% dos municípios do Estado de Mato Grosso.

Ocorreram também: os Encontros de Pólos; Constante atualização dos dados e informações sobre os municípios; Constante luta para o aumento do repasse financeiro da Associação Mato-grossense dos Municípios-AMM para a APDM; Assessoria Técnica Social aos municípios na área da Assistência Social e interação com as demais políticas Públicas, através de elaboração de projetos e repasse de informações sobre captação de recursos entre outros que se fizeram necessários;

A associação não parou de lutar por espaço e vem crescendo seu foco na atuação politica, técnica e operacional.

Em 2015 houve novamente alteração estatutária, denominada a partir deste como Associação Para Desenvolvimento Social dos Municípios do Estado de Mato Grosso, também designada pela sigla APDM-MT, que atualmente tem por finalidade fomentar o desenvolvimento social dos municípios mato-grossenses, através de um conjunto integrado de ações e intervenções sociais, com finalidade de apoiar e assessorar as Secretaria de Assistência Social dos Municípios, em seus programas e projetos, desenvolver projetos para melhoria da qualidade de vida dos munícipes na área geração de emprego e renda, de qualificação, de assistência social, de meio ambiente, de turismo, de inclusão social, de direito da criança e adolescente, de direito da pessoa idosa e de direito da mulher, ou seja, atualmente trabalha em rede para atingir um maior numero de ações que fortaleça o desenvolvimento social no Estado de Mato Grosso. 

O Estado de Mato Grosso conta atualmente com 141 municípios cuja maioria encontram-se distantes em relação aos grandes centros, dificultando o acesso e emergindo uma grande necessidade de intervenção, no que tange as questões sociais.

Entretanto a Associação promove o intercâmbio entre os municípios, com objetivo de enriquecer e ampliar o conhecimento e as potencialidades dos participantes que estão à frente da administração pública social.

A associação tem como proposta de trabalho:
Autonomia dos Gestores Sociais e Primeiras Damas;
Garantia do cumprimento da LOAS – Lei Orgânica da Assistência Social.
Fortalecimento dos Pólos;
Intercâmbio das Ações Sociais;
O fortalecimento do COEGEMAS – Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social;
Suporte de estrutura da Assistência Social para elaboração e acompanhamento de projetos junto às esferas Estaduais e Municipais.
A Associação desenvolve suas ações respaldadas pela LOAS – Lei Orgânica da Assistência Social, que prevê no Capitulo I das disposições e dos objetivos, Art 1º “ A Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado, é a política seguridade para garantir o atendimento às necessidades básicas”

A Associação trabalha com os objetivos e metas traçadas anualmente, tendo como enfoque central a Integração dos municípios, através do apoio as questões sociais oriundas da realidade peculiar de cada município.